NEDIVEI AMO
נדיבי עמו
BS”D
Kislev, 5773
Para o generoso R. Moshe Picciotto Hashem ishmerehu veIechaiehu,
Desde o início, ficamos impressionados com o seu coração bondoso…
Não só o senhor pensa e age, beneficiando meninos que estudam Torá com o que eles tanto precisam e não podem fazê-lo, que é a natação, como também se preocupa a cada semana que eles cheguem no local e voltem para as suas casas em paz. Nós nos impressionamos especialmente com a forma bela e encantadora que o senhor investe nisto, dando várias coisas gostosas para eles antes do Shabat kodesh. E tudo isto envolve tempo e dinheiro.
Eu não sei se as crianças conseguem entender a grandeza da bondade que está envolvida nisto, mas nós lhe agradecemos de todo o coração e expressamos em nome de todos:
Que hajam muitos judeus como o senhor!!!
Que tenha muita satisfação da sua descendência e veja gerações retas e abençoadas, com alegria e fartura durante toda a sua vida e muita abundância e benção em Torá e temor dos Céus.
E que cada detalhe do seu grande investimento lhe beneficie futuramente e que D’us lhe pague por isto e que a sua recompensa venha somente do Eterno, o nosso D’us!!!
Com muita admiração e gratidão, de todo o coração,
I. D. e família
BS”D
Para o Prezado R. Moshe Picciotto,
Gostaríamos de agradecer muito por todos estes meses que o senhor levou e buscou os nossos filhos do curso de natação.
Também agradecemos por ter-nos ajudado financeiramente; do contrário, não poderíamos fazê-lo.
Sabemos que a natação é muito importante. Está escrito na guemará que é uma mitzvá que o pai ensine o seu filho a nadar. Realmente, os nossos filhos poderiam entrar em perigo sem isto.
Assim como o senhor nos ajudou a cumprir esta mitzvá e a alegrar os nossos corações e os dos nossos filhos, que Hashem lhe ajude a ter sempre muita alegria e a possibilidade de continuar ajudando, saúde e ajuda de D’us em todas as áreas.
Muito obrigado pelos presentes, sorvetes e o bom humor.
Os pais e filhos deste grupo,
Bait Vagan
5772-5773
A guemará (Baba Batra 9a) diz que a mitzvá de tzedaká equivale a todas as mitzvot. O Rambam acrescenta que devemos ser diligentes na mitzvá de tzedaká mais do que em todas as outras mitzvot assê.
Havia um gabai tzedaká que batia de porta em porta, pedindo dinheiro. De que forma ele abordava as pessoas? Aparentemente, exigindo que elas dessem tzedaká: “Me dá o meu dinheiro!” E o que fazia depois que elas davam? Respondia: “Agora o dinheiro é seu!” Quem cumpre esta mitzvá, adquire o dinheiro eternamente e não o “gasta” nunca com as despesas de conserto da geladeira, conta de luz, etc. – leva consigo no Olam HaBá e no Olam HaZé! Mas, de qualquer forma, podemos pensar: “O dinheiro saiu do meu bolso e eu o ‘perdi’!” Em relação a isto, o Chafetz Chaim garante que quem dá tzedaká será abençoado por D’us, e Ele aumentará muito as suas posses devido a esta pequena perda (Ahavat Chessed, cap. 17, p. 166). Além disto, o sábio nos diz que esta mitzvá prolonga os dias do homem (p. 168).
Agradecemos infinitamente a todos vocês, que optaram por cumprir a grande mitzvá de tzedaká investindo em um dos nossos projetos, responsabilizando-se pelos nossos irmãos latinos que residem em Israel e passam por dificuldades e criando a união entre nósכאיש אחד בלב אחד – como uma única pessoa com um só coração.
Queridos doadores!
Recebemos seu presente (geladeira,fogão e lava roupa) e nosso lar se encheu de alegria. Nao temos palavras para agradecer-los descrever o alivio e alegria que nos causou. Da mesma forma que nos proporcionaram o melhor que Hashem de para voces mil vezes mais , abundancia, bencaos e sucesso. Que sempre tenham o merito de trazer alegrias para outros yehudim. Que seja Sua vontade que tenhamos em breve a gueula e a construcao do Beit Hamikdash.